-
Postado em 31 de Janeiro às 10h24

Doação com reserva de usufruto como estratégia no Planejamento Sucessório.

Em um cenário em constante evolução no campo jurídico, uma estratégia tem ganhado destaque: a Doação com Reserva de Usufruto. Este mecanismo, inserido no âmbito do planejamento sucessório, oferece uma abordagem única na transmissão patrimonial, garantindo benefícios tanto para o doador quanto para o beneficiário.

Ao optar por essa modalidade de doação, o doador transfere a propriedade de um bem específico para outra pessoa, geralmente um herdeiro, enquanto retém para si o direito de usufruir desse bem. Essa reserva de usufruto pode ser por um período determinado ou até mesmo vitalício, proporcionando ao doador a continuidade dos frutos do patrimônio doado. Além disso, oferece benefícios como a proteção patrimonial e a manutenção do padrão de vida do doador, especialmente no caso do usufruto vitalício.

O procedimento exige a documentação adequada, com a formalização da doação por meio de escritura pública, e o registro do bem em nome do beneficiário, juntamente com o registro claro das condições do usufruto.

Veja também

PANDEMIA NÃO PODE SER INVOCADA GENERICAMENTE PARA SUSPENDER VISITAS ENTRE PAIS E FILHOS27/08/20 O juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Jacareí, negou pedido de suspensão de visitas entre pai e filho em razão da pandemia de Covid-19. Para o magistrado, crianças e adolescentes merecem proteção integral da justiça, o que inclui o direito a convivência familiar. “Embora possa ter domicílio......

Voltar para NOTÍCIAS

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.