-
Postado em 20 de Agosto às 12h00

STF determina responsabilidade civil de plataformas por conteúdo de usuários

Em 27 de junho de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria de votos (8 a 3), que plataformas digitais podem ser responsabilizadas civilmente por conteúdos publicados por seus usuários, principalmente em casos envolvendo discurso de ódio, racismo, violência e outras ilegalidades.

A decisão marca um importante avanço na proteção dos direitos fundamentais no ambiente digital e modifica a interpretação de trechos do Marco Civil da Internet.

Principais impactos da decisão:

Remoção sem ordem judicial: As plataformas agora têm o dever de remover conteúdos ilegais após notificação extrajudicial, não sendo mais necessário esperar uma decisão judicial para agir.

Responsabilidade civil direta: Usuários afetados poderão ajuizar ações individuais caso a plataforma mantenha conteúdo ofensivo ou ilícito mesmo após ser notificada.

Alinhamento ao padrão europeu: A decisão aproxima o Brasil das normas internacionais, exigindo transparência nos processos de moderação, políticas mais claras e atuação efetiva das plataformas com representação legal no país.

A decisão do STF cria um novo cenário jurídico para empresas de tecnologia, influenciando diretamente a gestão de riscos, compliance digital e governança de dados.

Fonte: AP News

Veja também

Cresce o reconhecimento legal dos Direitos e Deveres do Pai Socioafetivo no Brasil.06/08/24 No Brasil, está se tornando cada vez mais comum indivíduos buscarem, através da justiça, o direito de registrar enteados, sobrinhos e outras crianças como filhos. Essa relação, baseada em laços de amor e criação, é reconhecida social e afetivamente, trazendo os mesmos efeitos legais dos vínculos adotivo e consanguíneo. Este reconhecimento assegura importantes direitos e deveres ao pai socioafetivo. Direitos do......

Voltar para NOTÍCIAS

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.