-
Postado em 20 de Abril de 2021 às 11h54

Confira todos os detalhes sobre Regularização Fundiária Urbana

Júridicas (79)

Você sabe o que é, para que serve e quem pode solicitar Regularização Fundiária Urbana?
Nossa equipe preparou um conteúdo para explicar melhor sobre o assunto.

A Regularização fundiária se refere a uma série de ações de natureza jurídica, urbanística, ambiental e social que objetiva à regularização de ocupações clandestinas em uma cidade e à titulação de seus ocupantes como proprietários. Ela tem como intuito favorecer os proprietários de terrenos em áreas ainda irregulares, em loteamentos implementados até dezembro de 2016.

Existem 2 tipos de regularização fundiária: de interesse social (denominada Reurb-S) ou de interesse específico (denominada Reurb-E). Confira:

REURB de Interesse Social (REURB-S), que se aplica aos núcleos urbanos informais ocupados principalmente por população de baixa renda.

REURB de Interesse Específico (REURB-E), que se aplica aos núcleos urbanos informais ocupados por população não classificada na REURB-S.

Mas quem pode solicitar a Regularização Fundiária Urbana?
- O proprietário do lote irregular;
- As associações;
- O próprio ente público;
- O loteador que deu causa a formação do núcleo habitacional irregular e que ainda não conseguiu formalizar o registro do loteamento, ou seus sucessores.

Fonte: STF e G1

Veja também

VENDA DE BEM DE ASCENDENTE PARA DESCENDENTE, POR MEIO DE PESSOA INTERPOSTA, É ANULÁVEL EM ATÉ DOIS ANOS24/04/20 Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a venda de patrimônio para um dos filhos, por meio de pessoa interposta, é ato jurídico anulável, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente tiverem consentido com o negócio, conforme preceitua o artigo 496 do Código Civil. Segundo a relatora do caso, ministra Nancy......
TRF4 ANULA MULTAS DE VEÍCULO FURTADO21/05/19 O Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF4) concedeu o pedido de uma moradora de Nova Petrópolis (RS) que teve o veículo roubado e cancelou multas em seu nome. A decisão foi proferida no dia 13 de maio. A autora entrou......

Voltar para NOTÍCIAS

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.