-
Postado em 05 de Março de 2024 às 09h49

Pessoas acima de 70 Anos não são mais obrigadas a casar pelo regime de Separação de Bens (duplicado)

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal, STF, trouxe uma mudança significativa para o direito civil no Brasil. Agora, de acordo com a determinação, pessoas com mais de 70 anos não são mais obrigadas a casar pelo regime de separação de bens, proporcionando mais autonomia e liberdade para os idosos.

Essa decisão reflete um avanço importante na busca pela igualdade e justiça para todas as faixas etárias, respaldada pela Constituição Federal que proíbe expressamente a discriminação por idade. A partir de agora, para afastar essa obrigatoriedade, é necessário formalizar o desejo por meio de uma escritura pública, que deve ser firmada em cartório. Além disso, aqueles que já estão casados ou em união estável e têm mais de 70 anos podem alterar o regime de bens, mas com autorização judicial, com efeitos patrimoniais apenas para o futuro.

Essa decisão do STF representa um passo importante na proteção dos direitos individuais e na promoção da igualdade perante a lei, reforçando o compromisso do judiciário brasileiro com a justiça e a equidade.

Veja também

DONO DE APARTAMENTO COM VAZAMENTO É CONDENADO EM DANOS MORAIS04/06/19 Sentença proferida pela 6ª Vara Cível de Campo Grande julgou parcialmente procedente a ação movida pela proprietária de um apartamento (M. de M.) contra seu vizinho, condenado ao pagamento de R$ 7.000,00 de danos morais em virtude dos danos causados no imóvel da autora decorrentes de vazamentos do apartamento do réu. Alega a autora que é......
COMPANHIA AÉREA TERÁ QUE INDENIZAR HOMEM QUE PERDEU ENTERRO DO AVÔ24/01/20 Com o falecimento do avô materno, um homem comprou passagem aérea para o Rio de Janeiro em uma agência de turismo, mas não conseguiu chegar ao destino devido ao mau tempo e, posteriormente, pelo cancelamento do voo. Assim, a 3ª......

Voltar para NOTÍCIAS

Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.